ÁREA DE MEMBROS

@coitenews.com.br

×

“Quem vai decidir o 5G sou eu”, diz Bolsonaro sobre internet móvel no país

O presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) afirmou na última quinta-feira (3) que será ele quem irá decidir pela implementação do 5G no Brasil. De acordo com o presidente, não vai ter “ninguém dando palpite”.

O 5G é uma internet móvel, de quinta geração, que trará velocidades ainda maiores e “conversa” entre equipamentos de comunicação.

“Olha só, temos o negócio do 5G pela frente. Deixar bem claro que quem vai decidir o 5G sou eu. Não é terceiro, ninguém dando palpite por aí não. Eu vou decidir o 5G”, afirmou Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

O leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para as novas frequências de telecomunicações, onde vai “trafegar” o 5G, foi adiado para 2021 em razão da pandemia. Até o momento, há apenas um aparelho de celular habilitado para a frequência no Brasil, e as operadoras fazem testes usando a própria frequência do 4G.

Mesmo falando que não irá aceitar palpites, Bolsonaro afirmou que conversa com autoridades do próprio governo, e com “governos de outros países” sobre os prós e contras dos modelos disponíveis.

“Não é da minha cabeça, apenas. Eu converso com o general Augusto Heleno, do GSI, converso com Ramagem, que é chefe da Abin [Agência Brasileira de Inteligência], converso com o Rolando Alexandre que é o diretor-geral da Polícia Federal, com mais inteligência do Brasil, com gente mais experiente”, disse Bolsonaro.